Melhoria contínua

Vamos ignorar que você só esteja lendo este post porque já joga Yu-Gi-Oh! e vamos dizer que você tem “um hobby” e queira competir em alto nível, ok? Então tá. Quantas vezes você pratica por semana? Minutos? Horas? Dias? Agora mais importante ainda, quanto desse período de tempo investido você se aprofundou, se empenhou em desenvolver melhor sua leitura do jogo, em formar novas saídas para problemas constantes e não errar os fundamentos básicos do hobby? Resumindo, quanto deste tempo todo você pode considerar que aprendeu algo?

Antes de continuar gostaria de me desculpar pela ausência no blog, este ano minha vida pareceu um touro mecânico, ora estava por cima da máquina tirando onda, ora no chão com a mão na coluna e vice-versa. Só agora as coisas se acertaram, mas isto não impediu que eu chegasse ao ápice do meu desleixo com meu físico (e sim, isto reflete muito sobre você e suas atitudes para quase tudo na vida), mas depois de me recuperar totalmente de qualquer problema físico, psicológico ou monetário, cá estou eu.

Muitas vezes nos deparamos com muralhas à nossa frente, gigantes, impenetráveis, mas se você trabalhar sua mente e “enxergar a verdade”, verá que os seus problemas só podem ser tão grandes quanto nós o fizermos. É quase como a cena da colher em Matrix.

Superar estes paradigmas que surgem diariamente em nossas vidas nos dá a lógica necessária para resolver os que hão de vir. Então não importa o quanto demore, se você tiver foco e lutar, as coisas se adaptarão a você.

Eu nunca joguei futebol na minha vida, sempre achei a maior perda de tempo até que, precisamente, em 2009 me entreguei à paixão nacional. Comecei a frequentar os estádios e “jogava” algumas partidas com a galera da faculdade e eis que tive um derrame no menisco lateral da minha perna esquerda. Não deu pra continuar praticando, mas ao menos pular de uma perna só na arquibancada ainda rolava.

O tempo passou e após tomar muito remédio para repor cartilagem, dezenas de sessões de fisioterapia e o diabo a quatro, agora estou 100%. Perdi 5 anos, mas não a vontade de ter uma condição física melhor que não seja por meio daquele programa de índio chamado academia.

~Eu voltei aos gramados~ (ansss) na semana passada e era o estereótipo do gordinho que era escolhido por último. Mal conseguia correr sem ficar bufando e tomei gol, dei passe errado e perdi bola como ninguém, poderia até jogar pela Seleção na Copa. Hoje, uma semana depois, já consegui correr melhor, não fiz muito, mas dei uma assistência numa bobeira do goleiro que até eu gostaria de ver o replay haha – tá, Henrique, mas este post é sobre YGO, “meu hobby” ou seus problemas? – Calma, fio, estou tentando chegar lá.

Voltando ao tempo que você investe no jogo, é muito fácil se acabar de jogar com amigos, no DN, Devpro, YGOPRO ou seja lá qual emulador do jogo você utiliza, mas até que ponto você tem feito isto com um objetivo em mente? Eu erro MUITO coisas simples após jogar algumas horas por conta do cansaço e é justamente onde tento focar durante meus treinos. Descobrir seu ponto fraco é o primeiro passo para você poder contorná-lo. Num torneio de 7 rodadas ficar cansado não é uma opção e tenho testado exaustivamente tanto os combos do meu baralho como tentado entender melhor a mecânica dos outros para poder desarmá-los.

Mas não basta só ter na consciência que você não pode errar. É preciso praticar o desapego, abrir mão de tudo o que não te faz melhor naquilo que se está compenetrado, compreender que se tem certos vícios no jogo (todos temos) e é preciso abolí-los, estudar e muito a mecânica dos decks que enfrentá (não preciso nem falar que você deve dominar totalmente o que se usará a esta altura, né?).

Este é o espírito do 改善 (Kaizen), ou melhoria contínua, seja no trabalho, na vida ou nas cartinhas, se você tem um objetivo, é necessário fazer alguns sacrifícios para que você evolua. Venho colhido bons frutos com este pensamento desde o ano passado e, apesar de não ter um resultado bom nestes últimos meses, domingo tem o último Duel Shop do ano e estou me empenhando para fazer o meu melhor, se tiver algo de bom para compartilhar podem apostar que compartilharei com vocês na semana seguinte.

Agora fica um resumo para quem procurava alguma inspiração ou um lembrete de como enfrentar o meta.

Burning Abyss
Explosivo e pronto para reagir a quase qualquer situação, simplesmente faça monstros fortes e vá eliminando os monstros deles, atente às traps PWWB/Karma Cut. Tome cuidado para não baixar cartas no campo a ponto da Burning Lake of the Burning Abyss te deixar numa situação em que não há volta.

Qliphort
Não. Deixe. Eles. Completarem. As. Escalas. Destruir Qliphort Scout ajuda muito no começo do jogo. Se o jogo se estender a Qlimate Change deles não dará a mínima para o que você destruiu, então o segredo é bater MUITO enquanto pode, pois falta de vida é a maior dificuldade que o deck enfrenta nesta mesma etapa. O problema é que eles batem muito mais com muito menos nesta hora.

Shaddoll
No geral, NUNCA deixe um monstro do Extra Deck dando sopa no campo. Esteja preparado para jogadinhas surpresa com El Shaddoll Fusion, se o jogador for esperto ele sempre a terá de backup para uma eventual resposta do adversário.
Se utilizarem Artifacts – procedimento padrão, se você é esperto já não ia gastar suas Mystical Space Typhoons em qualquer coisa só porque tinha a possibilidade, contra Artifacts isto é apenas inadmissível.
Se utilizarem Chaos Dragons – não saia setando todas as cartas na esperança de ativá-las, Denko Sekka ganha e ganhará muitos jogos contra quem se desespera.
Independente da build que utilizarem o Shaddoll pune muito o adversário, se não se desesperar e identificar qual build o adversário está usando, fica fácil evitar as dores de cabeça.

Satellarknight
É um deck de controle com uma trap que responde a qualquer ativação, também tem monstros XYZ muito fortes que limpam setups, mas se eles não adicionarem ou não fizerem Special Summon do Graveyard, você ganhará sem dificuldades.

Rogue decks
Sem Special Summon ou a floodgate certa, eles não ganharão. Impeça o spam de monstros e destrua as floodgates, GG.

Bom, é isso. O texto ficou grande, mas acho que pelo tempo que fiquei sem postar nada é um modo de agradar o blog. Sinto muito leitor haha até a próxima e bom Duel Shop!

Deixe um comentário