Cartas promissoras para o formato

A nova lista de Banidas e Restritas já entrou em vigor (caso você ainda não tenha visto confira-a aqui) e com ela um novo meta se forma. Em uma enquete rápida no grupo YGO! São Paulo eu perguntei quais decks a galera achava mais promissores para este início de lista e os resultados foram:

  • Bujin;
  • Fire Fist;
  • Geargia Karakuri e;
  • Spellbook.

De longe percebe-se que se os palpites estiverem certo o meta terá uma tendência, em sua maioria, Control, ou seja, com predominância de decks que vão reduzindo turno após turno os recursos do oponente e acumulando os próprios para derrotar os adversários. Ainda sim, tem o Geargia Karakuri que apresenta uma explosão muito boa e pode alternar de estratégia num passar de turno e fazer um OTK sem muito esforço.

Baseado nesta votação pensei em 5 cartas que acredito serem muito relevantes tanto para o Main, quanto para o Side deck de builds competitivas:

Effect Veiler
Velha conhecida do jogo (e um pouco esquecida), é um coringa que cabe em 95% dos decks. É um monstro que permite synchros e também uma hand trap que nega um efeito no campo adversário que muitas vezes o deixa sem reação e pode comprometer um jogo.

Consegue parar efeitos chave de todos os 4 decks citados acima e ainda fazer synchros que podem ganhar o jogo sozinhos, como é o caso do Armades, Keeper of Boundaries ou Ally of Justice Catastor contra os Bujins (que ficará muito forte com o suporte que está por vir). Só não é melhor contra os Bujins pois não consegue negar o efeito do Yamato se o controlador for esperto pois enquanto a Veiler tem um efeito Obrigatório o Yamato é Opcional, abrindo uma brecha para ativar sempre.

Thunder King Rai-oh
Eu não entendi quando esta carta foi a 1 em um formato em que ela era pouco usada, mas com esta lista a carta ganhou muita força. Se os decks focam em controle e acúmulo de recursos, este cara consegue controlá-los e impedir que o oponente faça seu deck rodar. Não bastasse o efeito de impedir jogadores de adicionar cartas para a mão, ele ainda é uma Black Horn of Heaven. TKR inutiliza: o efeito de adicionar de Tenki, o efeito do Geargiarmor, Spellbook of Secrets, Pot of Duality, o efeito do Yamato.

Sua fraqueza é o fato de ser um monstro e não tão difícil de ser destruído, apesar de seus 1900 de ATK, já que Bujins e Fire Fists consegue aumentar seu ATK facilmente. No entanto sua presença em campo é uma dor de cabeça para o adversário e que faz com que ele gaste recursos para tirá-lo o mais breve possível do campo caso queira jogar e muitas vezes pode acontecer do adversário encarar uma -1 para tirar seu TKR no caso de um Bear + Fire Formation, imagina só a encrenca se você tiver ele e uma Veiler neste caso?!

Mystical Space Typhoon
Outra figurinha repetida do jogo que volta a desempenhar um papel muito importante com tantas Magias e Armadilhas voltando a jogar é a famosa MST. Seja em resposta à ativação de uma Tenki ou Tensu, na ativação de uma Tower, contra uma chata Kaiser Colosseum, na End Phase para tentar jogar em paz no próximo turno ou para tirar aquele Side contínuo do oponente, a maximização de Typhoon entre o Main e o Side é imprescindível.

Mirror Force
Idolatrada pelos fãs do anime, dispensada pela maioria dos jogadores e relançada a cada booster de reedição pela Konami, esta é a Mirror Force. Nunca deixou de ser boa, no entanto as edições anteriores pediam por cartas menos unilaterais, isto muda com um meta recheado de monstros que são bons apenas atacando (estaríamos revivendo uma era de GBs com esteróides?).

É uma solução para o spam de alguns decks, não dá alvo, ou seja, guarda o Yamato no bolso, impede Bear e cia ltda. de acelerar o deck e fazer as melhores jogadas do 4-axis FF e, de quebra, pode limpar o campo de um Geargia Karakuri facilmente se, não existisse a quinta carta desta lista.

Seven Tools of the Bandit
Trap Stun é uma carta excelente, impede o adversário de te ferrar ao fazer uma jogada por um turno e tudo o mais, no entanto é facilmente desbancada por uma armadilha em resposta. Seven Tools já dá uma segurança maior ao realizar jogadas (ou impedir jogadas adversárias) pelo baixíssimo custo de 1000 Pontos de Vida, afinal é baixa a possibilidade de o oponente ter duas Power Cards setadas e/ou que consigam ser ativadas numa mesma situação após a primera ser negada, como é o caso da Mirror Force ou similares que só podem ser ativadas na Battle Step, caso sejam ativada e negada no primeiro ataque, você só poderia responder com uma outra armadilha com Spell Speed 3, ou seja, com outra Counter Trap.

Sua maior vantagem? Competitivamente só pode ser negada por outra cópia de Seven Tools. Em um formato em que o controle parece ser a solução, uma carta que segue a tendência do formato e que pode ser utilizada em qualquer deck pode virar o jogo para qualquer deck na jogada certa.

Concluindo…
O formato é novo e nenhum torneio grande foi realizado neste fim de semana, no entanto alguns regionais já pipocaram por aí e mostraram que, em partes, a enquete estava correta e algumas das cartas citadas ainda são muito boas para serem utilizadas, agora é com você testá-las e achar quais se encaixam melhor em seu deck para fazer as melhores partidas possíveis.

Volto na semana que vem após o último Regional de SP dando um feedback das cartas que testei e também dos meus resultados no torneio. Até lá deixe nos comentários as cartas que você acha que mais jogarão neste formato.

Abraços, e um ótimo 2014 para todos vocês!

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