Report Torneio Duel Shop

Só para variar, já faz um tempo que não posto no blog por conta da pós-graduação, mas agora que meu TCC ficou pronto, posso voltar a dedicar meu tempo ao hobby.

O fim do ano está chegando e a nova lista está logo alí, sairá nesta sexta-feira 13. Ela estava programada para o dia 20 e talvez a Konami tenha feito uma brincadeira com a data cabalística, quem sabe seja uma referência às temáticas sombrias do jogo como os Ghostricks e zumbis?! Só o tempo dirá.

Por conta do término de mais uma etapa em meus estudos, desta lista que se finda e por ser o último torneio grande do ano, decidi jogar o Torneio Duel Shop e agora farei um report de tudo o que rolou comigo neste campeonato.

Usei a seguinte build no torneio:

Monstros (30)
1 Mermail Abyssleed
3 Tidal, Dragon Ruler of Waterfalls
2 Mermail Abyssmegalo
1 Atlantean Dragoons
3 Mermail Abyssteus
1 Mermail Abyssturge
3 Mermail Abysspike
3 Mermail Abysslinde
3 Mermail Abyssgunde
3 Atlantean Marksman
2 Maxx “C”
1 Deep Sea Diva
1 Fishborg Archer
3 Atlantean Heavy Infantry

As justificativas para utilizar os Mermails desta forma começam pelo abandono da Aqua Spirit. Ela é uma carta legal, dá uma perspectiva diferente ao deck, no entanto é totalmente lenta pois sacá-la dependente da sorte, uma vez que ela não pode ser adicionada. Este tipo de sorte quando se espera enfrentar Dragon Rulers é uma grande desvantagem e por isso as deixei confortáveis na minha pasta.

Pensando nos Exceeds de Rank 4 decidi utilizar o Abyssturge, que além de voltar cartas chave para a mão, também faz um Rank 4 brincando com um Pike, caso tenha uma Abyssgunde disponível.

Deep Sea Diva é literalmente um monstro, não dá para não usá-la, ainda mais com o lançamento do Armored Kappa, outro monstro.

Outra coisa que optei foi por tirar as Veilers e reduzir os Maxx “C”s, estava usando 2 Veilers e 3 Maxxs, no entanto podem ser cartas totalmente mortas dependendo do deck do adversário. Veiler e Maxx são duas cartas excelentes, no entanto quando se joga com alguém experiente e/ou contra um deck consistente, o oponente pode driblar estas hand traps e você simplesmente ganhará um turno e nada mais.

Optei por cartas que pudessem me ajudar em dois aspectos: 1 que eu possa usar contra qualquer deck e; 2 independentemente da hora que as sacar, eu possa fazer algo com elas. Pensando desta forma escolhi usar Book of Moon e Compulsory Evacuation Device.

Magias (4)
1 Salvage
1 Mystical Space Typhoon
1 Dark Hole
1 Book of Moon

No report do Nacional deste ano eu havia dito que poderia abrir mão da Salvage, no entanto nos últimos tempos estive testando uma build com a saudosa Genex Undine e ela fazia uma baita diferença. Isto somado ao fato de que só posso utilizar 1 Deep Sea Diva e que o Fishborg Blaster tem uma infinidade de combos com Atlanteans e Abyssgunde, me fizeram optar por sua utilização. Hoje, depois do campeonato, volto a dizer que Salvage não é necessária quando não se usa as Undines (sim, aquilo é uma mina), compensa muito mais fazer uma reserva de alimento para os Tidals.

Book além de impedir Synchros, Exceeds e alguns efeitos, também abre a oportunidade de otimizar minha opção de rodar 3 Marksman no deck.

Armadilhas (6)
3 Abyss-sphere
2 Phoenix Wing Wind Blast
1 Compulsory Evacuation Device

Optei por apenas um Mystical Space Typhoon pelo fato de usar duas Phoenix Wing Wind Blast, ela desempenha a mesma função que as Typhoons, mas com a opção de fazer o mesmo com monstros chatos que o oponente possa ter.

A Compulsory é, sem dúvidas, uma das melhores cartas que existem contra Dragon Rulers, pois apesar de gerar recursos facilmente, ele só poderá fazer isto uma vez com cada Dragon Ruler por turno, então você espera ele invocar seus dragões e invocar um Dracossack, por exemplo, e só vê o adversário perder um turno inteiro quando a ativa. Isto não aconteceria se utilizasse Maxx “C” ou Veiler, pois eu ainda teria de lidar com um monstro com ATK ou DEF consideráveis, o que não é nada bom para a build que utilizei.

Side Deck (15)
1 Maxx “C”
2 XYZ Encore
2 Mystical Space Typhoon
2 Debunk
2 Royal Decree
2 Skill Drain
2 Gozen Match
2 Imperial Iron Wall

Montei um side que achei que cobriria a maioria das dificuldades que eu enfrentaria num camp que seria: Dragon Rulers e remoção. Por conta disto optei por maximizar as Typhoons no Side, e adicionei Royal Decree e Skill Drain.

Destinei 7 cartas contra Dragon Rulers, um Maxx “C”, duas Debunks, duas Gozen Matches e duas Imperial Iron Wall. A partir de agora jamais destinarei tanta carta assim contra um deck só, limitarei a 5 trocas por conta de inconsistência com a estratégia inicial da build, tinha hora que eu comprava side e precisava de um monstro água qualquer e comprava outra opção de side, isto me deixou bravo.

XYZ Encore é exclusiva para os Evilswarms. Draw Phase, ativo, GG. Experimentei testá-la no jogo do Top 8, mas além de não vir em minha mão no jogo em que a coloquei ele fez apenas Synchros. De qualquer forma eu eu tive que testar.

Extra (15)
1 Mermail Abyssgaios
2 Mecha Phantom Beast Dracossack
1 Number 11: Big Eye
1 Bahamut Shark
1 Abyss Dweller
1 Gagaga Cowboy
1 Number 17: Leviathan Dragon
1 Mermail Abysstrite
1 Wind-Up Zenmaines
1 Armored Kappa
1 Gungnir, Dragon of the Ice Barrier
1 Black Rose Dragon
1 Ally of Justice Catastor
1 Armory Arm

Uma das razões porque ainda não desisti dos Mermails é a de que fazer um duplo Dracossack no primeiro turno é mais fácil do que de um Dragon Ruler só que com a vantagem de meus efeitos ativarem todos no cemitério para o fazer. Por conta disto Dracossack foi a única carta que dupliquei no Extra.

A facilidade de fazer Rank 4 com Pike e Turge me abriu a oportunidade de utilizar um dos melhores Exceeds do jogo que é o Gagaga Cowboy. Poder bater em quase 95% dos monstros que atualmente jogam, ainda pode, de quebra, decidir uma partida com seu efeito de dar dano.

Leviathan Dragon e Wind-Up Zenmaines são opções para utilizar melhor o Fishborg Archer. Além de que o Leviathan ainda comba com Marksman.

Armored Kappa é o capeta em forma de Exceed, se um Zenmaines incomoda muita gente, este carinha com um Heavy Infantry de material e/ou um Atlantean na mão incomodam muito mais.

Agora vamos ao torneio.

Rodada 1: Wendell – Dragon Rulers
G1: Controlei com Compulsory e quebrou as vantagens dele, ele tinha só uma na mão e comprou um Redox para dar Swords, ele comprou Scarecrow e aguentou dois turnos até eu conseguir uma brecha e levar o jogo.

G2: Limpei campo e lá pelas tantas entramos na top Draw, é claro que aqueles dragões no cemitério deram a vitória para ele.

E justamente enquanto embaralhávamos nossos decks para o G3 acabou o tempo… empate, o campeonato começou intenso.

0-0-1

Rodada 2: Luiz Gustavo – Worms
G1: Tomei Dimensional Fissure T1, enrolei com Tidal por 2 turnos e o lógico aconteceu, ponto pro Luiz.

G2: Segundo jogo consegui ganhar destruíndo aos poucos a backrow e batendo aos poucos.

G3: Saí com diversos Typhoons e as guardei o máximo que pude, acabei com as ameaças de Macro e afins numa troca de Typhoons. Quando elas acabaram ele ativou a Nebula, mas eu guardei a Royal Decree justamente para a ocasião. A partir dai fiz um Big Eye e fui tomando o controle da partida e pegando os Yagans turno após turno até acabar o jogo.

1-0-1

Rodada 3: Porpeta – Dragon Plant
G1: Ele gastou tudo quanto era carta da mão e quando dei alvo do Marksman numa setada ele ativou Call e eu pedi qual era o alvo, ele achou que o Marksman destruiria a Call de qualquer maneira e escolheu effect Veiler, bati com Gungnir + Tidal, fiz Dracossack e ganhei no turno seguinte com dois Dracossacks e 3 Tokens em campo.

G2: O Porpeta abusou dos Special Summons sob o efeito do meu Maxx “C” e não parando as jogadas, comecei meu turno com umas 10 cartas. Nem precisa extender, próximo…

2-0-1

Rodada 4: – Agent of Perfection
G1: abri com uma Sphere setada, ele invocou Venus, ativou seu efeito e ativei Maxx “C” em resposta, ele continuou para fazer Gachi, depois ele até conseguiu invocar um Herald of Perfection, mas contra as ativações dos Mermails descartando Atlanteans ele simplesmente não aguenta, ganhei turnos depois.

G2: ele abriu novamente com Venus e eu novamente saí com Maxx “C”, desta vez ele encerrou na primeira Mystical Shine Ball. Felizmente comecei o turno com todas as peças que precisava: Dark Hole, Megalo, Marksman, Deep Sea Diva e Abysslinde, dei draw e fiz o combo mais básico do deck. Dark Hole -> Megalo buscando Abyss-sphere -> Deep Sea Diva invocando Marksman do deck -> Megalo tributando Diva para atacar duas vezes -> Marksman bate 1400 e traz Dragoons -> Dragoons bate 1800 -> Megalo bate 2400 -> Megalo bate outros 2400 (1400 + 1800 + 2400 + 2400 = game).

3-0-1

Rodada 5: Thiago – Mythic Dragon Ruler
G1: Lembro pouco deste jogo, mas Felgrand atrasou e muito toda e qualquer investida que eu tinha, como se não bastasse sua imunidade, ainda tem 2800 de ATK. O ponto fraco da minha build era justamente ATKs altos e proteção de efeitos. Ponto pro Thiago.

G2: Desta vez consegui jogar melhor, setei algumas traps para atrapalhar suas jogadas. Ele foi eliminando com Typhoons, mas foi começando um combo e dando o efeito do Abyssteus descartando um Marksman que o fez ativar sua última Typhoon setada que cegamente deu alvo em meu Gozen Match, não consegui manter o campo depois disso e ele levou a melhor.

3-1-1

Rodada 6: Marcos Falcirolli – Bujin
G1: Lembro de ter começado o jogo tendo que lidar com um Yamato e duas setadas atrás. Por sorte saí com Megalo + Marksman + Heavy Infantry + Typhoon, tirei o protegido de campo e turnos mais tarde levei o jogo.

G2: Tive dificuldades em tirar o Yamato desta vez, tive que tomar alguns danos com o Dracossack para forçá-lo a gastar as garças, depois eu consegui destruir o Yamato e ele não quis baixar o Mikazuchi (não entendi o por quê), então ativei uma Sphere setada e selei a vitória.

4-1-1

Rodada 7: Luiz Rafael – Prophecy
G1: Grindamos e no meio do jogo fiz uma baita cagada quando tributei um Dracossack sem perceber que poderia fazer um Synchro no campo e tributar um Token no lugar, isto quase me custou uma vitória, mas consegui consertar.

G2: Quando ele começou com Spellbook of Secrets eu já sabia que o jogo seria longo, e quando ele começou a remover minhas cartas já recolhi o deck para tentar a melhor no terceiro jogo.

G3: Grind do começo ao fim, jogávamos muito rápido para que desse tempo da partida ser decidida. Limpei o campo e boa parte da mão dele e bati uns bons turnos com montros fracos até ele ficar com 1900. Do nada as cartas que ele havia segurado começaram a aparecer e quando vi tinha um World of Prophecy com 4900 espancando uma Linde e buscando ainda mais recursos, achei que perderia alí mesmo até que os juízes anunciaram o fim do tempo. Setei um monstro pois me defender era a única coisa que poderia fazer e tentar continuar com mais pontos de vida do que ele, ele usou o Spellbook of Fate para virar um dos meus montros setados para o ATK e bater mais uma vez, fiquei com 2100 de vida. Setei uma Sphere e na End Phase tomei um Typhoon, agora era o turno 5 e ele simplesmente não tinha mais nada para fazer também, eu tinha 3 montros setados e ele não podia mais inflingir dano. Topei.

Eu odeio Spellbooks e lembrei o motivo. Pequei em não ter um side mais apropriado para esta partida e, sinceramente, acho que teria perdido a partida se tivéssemos continuado, mas me contentei com a vitória técnica porque faz parte do jogo.

5-1-1

Entrei no top em 4º lugar.

TOP 8: Ojama – Karakuri Geargia do Sam Pedigo
G1: Começamos setando backrow e aguardando o push do outro, ele tomou a iniciativa, mas para meu azar tomei duas Seven Tools of the Bandit em duas das minhas Abyss-spheres, não fiz mais nada.

G2: Ele repetiu o começo com diversas setadas e fui tentando reduzir os recursos dele com um Abysspike que buscou uma Abyssgunde. Quando o Pike foi para o cemitério utilizei o efeito do Tidal para jogar o Fishborg Archer para o cemitério, fiz o efeito do Fishborg descartando a Abyssgunde que renasceu o Pike, busquei uma Abysslinde e fiz um Black Rose Dragon, ele perdeu 5 cartas e ficou apenas com uma, então bati com Abysslinde e passei, no turno seguinte invoquei o Tidal e venci pouco depois.

G3: Ficamos acumulando recursos até que ele novamente tomou a iniciativa, quando dei Maxx “C” em resposta a uma busca do Geargiarmor dele, na esperança de comprar um Heavy Infantry, ele deu Debunk. Tinha uma Linde setada, ele fez o efeito do Burei e a deixou em modo de ataque, bateu com Bureido e eu trouxe o Abyssleed para impedir que ele continuasse atacando, mas o campo dele ficou monstruoso: Stardust Dragon + Burei + Bureido e 2 setadas. Fiz um Abyssteus descartando um Heavy Infantry manejando as chains para eliminar o Stardust, ele ativou em resposta Rivalry of Warlords. Tinha uma Mystical Space Typhoon em minha mão, mas se eu a tivesse ativado ele poderia tributar o Stardust e a Rivalry continuaria em campo. Quando fui ativar a Typhoon tomei um Dark Bribe. Pouco depois ele fechou a partida.

Fim do torneio para mim.

Visão geral
Mais uma vez marquei bobeira em relação ao side, lembre-se sempre de reservar um espacinho para combater aquele deck que ganhou o último YCS ou aquele que você odeia, mas está um pouco ofuscado, pois com certeza alguém vai usá-lo, vai que numa dessas é num Top 8 e você acaba se dando bem né hahaha

Contras
– Calor infernal;
– ventiladores que só empurram o calor (porque não tem para onde ele se dissipar);
– só as Debunks dos outros apareceram;
– Dragon Rulers mantendo a estatística de 50% num Top;
– eliminação no primeiro Top 8 que consigo em um Duel Shop;

Normal
– Carioca vencendo OUTRO Duel Shop. Parabéns, Paulo!

Prós
– Guaraviton pra ficar suave era só R$ 2,00;
– lanche natural R$ 2,00;
– dogão completo R$ 3,00;
– a lista sai nesta sexta e acredito que finalmente enterrarão os Dragon Rulers;
– rever amigos de todas as partes do Brasil;
– ver o Ojama finalmente avançar no Top 8 (espero ter pego esta “sina” de você cara);
– ganhei 8 boosters (7 de Shadow Specters e 1 Judgment of the light) como premiação e tirei nada menos que: Mistake, Bujin Mikazuchi, Ghostrick Alucard ultimate, Ghostrick Lantern e Kidmodo Dragon.

No final foi um torneio muito bacana de se jogar pela variedade de decks que encontrei e pelo nível dos jogos. A organização da Duel Shop foi impecável e dos serviços prestados no local foram os melhores que já havia presenciado. E como se não bastasse, tive uma premiação mais do que gorda. É, foi um bom torneio para mim, no geral.

Espero que tenha contribuído em algo com você amigo leitor e se tiver alguma dúvida ou sugestão é só deixar nos comentários que eu terei o maior prazer em responder.

Abraços e até a próxima.

Deixe um comentário