Report YCS São Paulo – 19º lugar

E não é que realmente teve YCS no Brasil, rapaz! Tivemos 346 jogadores de todas as partes das américas, sei que é uma média muito inferior aos grandes torneios que vemos rolar nos Estados Unidos, em outros países da América Latina e por toda a Europa, mas foi um grande passo para a consolidação do jogo no país e o nível sempre é muito alto.

Dia 0

Vou começar falando de como foi a saga para a galera de São José dos Campos poder ingressar no evento. Era uma sexta-feira de trabalho pós Carnaval e decidimos ir mais cedo para fazer a pré-inscrição e não ter que correr durante o sábado de manhã correndo o risco de ficar de fora. Resolvemos sair da cidade as 16h, imaginei que chegaríamos a tempo e que tudo aconteceria conforme o planejado, mas a vida é uma caixinha de surpresas e a gente acaba tomando uns socos no meio da cara para aprender a não ser tão esperançoso.

Entre congestionamentos bizarros, rotas interditadas por conta de obras que o Google Maps não sabia, acidentes, uma chuva torrencial sinistra e algumas falhas humanas, acabamos chegando no saguão de inscrição exatamente às 18:59 (as inscrições eram até as 19:00), por pouco quase perdemos o dia ficamos sem nossos Tokens de lembrança (aliás estou procurando eles em troca, se estiverem negociando entrem me contato hehehe). Até tirei um print assim que sentimos a porta batendo atrás de nós.

Just in time!

Missão cumprida, fizemos nossa pré-inscrição, jantamos na praça de alimentação, cumprimentamos uns amigos, fizemos algumas trocas e fomos ao hotel em que fizemos a reserva e tivemos uma surpresinha, digamos que peculiar, com uma cama espelhada, foi um tanto constrangedor, mas pela localidade e preço era o que tinha para o dia haha pelo menos havia uma cama para cada um. Isto só não foi tão estranho quanto o “brinde” encontrado pelo amigo Thiago Daros (BOB) no banheiro de seu quarto, um pote de KY hahahaha

Dia 1

Vamos direto ao assunto, usei a seguinte build:

Monsters: 23
1 Mermail Abyssleed
1 Tidal, Dragon Ruler of Waterfalls
2 Mermail Abyssmegalo
3 Mermail Abyssteus
1 Atlantean Dragoons
1 Mermail Abyssturge
2 Aqua Spirit
3 Mermail Abysspike
3 Mermail Abysslinde
3 Mermail Abyssgunde
2 Atlantean Marksman
1 Mermail Abyssocea

Spells: 7
1 Dark Hole
3 Mystical Space Typhoon
3 Upstart Goblin

Traps: 10
3 Abyss-sphere
1 Abyss-squall
2 Breakthrouh Skill
3 Reckless Greed
1 Torrential Tribute

Side deck: 15
3 Maxx “C”
2 Ghostrick Jackfrost
1 D.D. Crow
2 DNA Surgery
2 Light-Imprisoning Mirror
2 Fairy Wind
3 Overworked

Extra Deck: 15
1 Mermail Abyssgaios
2 Mecha Phantom Beast Dracossack
1 Number 11: Big Eye
1 Bahamut Shark
1 Number 101: Silent Honor ARK
1 Diamond Dire Wolf
1 Evilswarm Exciton Knight
1 Lavalval Chain
2 Abyss Dweller
1 Leviair the Sea Dragon
1 Mechkipped Angineer
2 Mermail Abysstrite

1ª Rodada – (Hieratic Rulers)
G1: Meu oponente começou, setou um monstro e passou, resolvi Megalo descartando Marksman, invoquei um Teus, invoquei um WATER qualquer, tributei pelo efeito do Megalo e causei 6500 de dano, venci logo em seguita.
Ele sequer esboçou vontade de sidear e resolvi retribuir o favor.
G2: Ele setou um monstro novamente e resolvi Abyssmegalo descartando Marksman e buscando Abyss-squall, destrui seu Divine Dragon Apocralyph, baixei Abyssteus e encerrei com um Abyssgaios no campo, uma Abyss-squall e uma Breakthrough Skill setada. Ele começou a combar e fui deixando até ele ficar com o seguinte campo: Red-Eyes Darkness Metal Dragon, Gaia Dragon, the Thunder Charger, Stardust Dragon e então invocou um Chaos Sorcerer sem nada na mão. Após ele tentar remover meu Gaios e eu negá-lo ele desistiu, uma baita falta de atenção.

1-0

2ª Rodada – (Gravekeeper)
G1: Eu perdi este jogo pois o juíz disse que eu não poderia dar alvo em um monstro meu pelo efeito da Abysstrite enquanto o Necrovalley estava em campo, eu tinha uma Mystical Space Typhoon guardada, mas resolvi não ativar, perdi pouco depois.
G2: Fui destruíndo recurso por recurso com a triangulação de Pike, Turge e Marskman e ganhei facilmente.
G3: No meu segundo turno resolvi Sphere>Linde>Pike e ele deu Fiendish, no meu turno invoquei outro Pike descartando Marksman e tomei outra Fiendish Chain, fiz um Evilswarm Exciton Knight e desta vez recebi uma Solemn Warning, graças a estas trocas que a galera tanto tá falando sobre “simplified game state” pude retirar toda e qualquer ameaça para futuras jogadas e venci por conta disso.

2-0

3ª Rodada – Felipe Saula (Bujin)
G1: Fiz conta errada e não o matei, mereci perder logo depois por falta de recursos.
G2: Venci com pouco esforço.
G3: Ele ativou no segundo turno Prohibiton chamando Abysspike, Prohibition chamando Abyssteus, tinha uma Royal Decree ativa e Kaiser Colosseum. Segurei o quanto pude e consegui limpar o campo dele, fiz a escolha errada de destruir a Decree para resolver minhas traps e o tempo acabou. Fui inflingindo o que pude de dano até o fim, quando poderia ganhar, comprei uma trap.

2-1

4ª Rodada – Victor Botacin (Harpie)
G1: Ganhei retirando recurso após recurso e fazendo os paranauês de sempre.
G2: Ele saiu com Dimensional Fissure e eu com Maxx “C”, baixou uma Cyber Harpie Lady e mais uma set, invoquei Atlantean Dragoons e bati cabeça removendo ambos, ele baixou uma Harpie Lady 1 e me atacou, baixei um Pike e bati, fui fazendo isto por conta de Hysteric Party, com a DFissure em campo ele jamais poderia ativar e fui limpando as harpias o quanto pude, quando veio a MST, destruí a fonte do problema e virei o jogo a meu favor.

3-1

5ª Rodada – Marcelo (Evilswarm)
G1: Perdi a primeira com um beatdown gerado por uma Warning que ele setou.
G2: Ganhei com facilidade resolvendo um Exciton Knight e o deixando com 1 na mão.
G3: Ele me deixou com 100 de vida, fiz um campo de Linde setada, duas Abysstrites em defesa e um Bahamut Shark atacando, ele baixou um Heliotrope, setou uma e passou, virei tudo para o ataque e ataquei, pois fiz a conta errada, ele ficou com vida ainda, setei um Abyssmegalo tributando a Linde e um das Trites. Ele conseguiu NÃO comprar um monstro em 2 turnos em que eu não pude comprar por conta das Reckless e venci em seguida por pura sorte.

4-1

6ª Rodada – Eduardo Neves (Harpie)
G1: Retirando recursos, não baixando monstros para evitar Icarus Attacks, vitória.
G2: O side dele simplesmente não veio e quando não vem side a partida sempre é favorável ao Mermail.

5-1

7ª Rodada – Hector Lorenzo (Mermail)
G1: Controlei o campo e resolvi Lavalval Chain com Tidal, mas tomei um OTK pois resolvi guardar o Tidal na mão para tentar o mesmo no turno seguinte com Abyssgunde.
G2: Abri porcamente com duas Aqua Spirit, Breakthrough, Dark Hole e Abyss-sphere, a Sphere que poderia me salvar tomou um MST em resposta, aí já viu.

5-2

8ª Rodada – Mohamad Amin (Evilswarm)
G1: Lembro pouco, mas venci.
G2: Tomei outro beatdown patrocinado por Heliotrope e perdi em seguida.
G3: Ele encerrou seu turno com um Ophion e um Thunderbird setando uma Infestation buscada pelo Ophion, dei MST na outra setada, uma Soul Drain, ativei Sphere e no próximo turno encerrei com Dracossack, ele fez 101, roubou meu Dracossack e se segurou o quanto deu na top draw, mas eu já tinha Tidal no cemitério e muitos recursos.

6-2

9ª Rodada – (Inzektor)
G1: O cara lá pelas tantas ativou Pot of Duality e pegou o deck como se fosse buscar com o Inzektor Centipede olhando a última carta, e eu falei “tudo bem, é só retornar o deck e resolver a Duality” e foi então que ele embaralhou o deck. Chamei o juíz e ele não deu Warning, mas começou a assistir ao jogo para prestar atenção para outro deslize do adversário. Tomei um OTK em turnos depois.
G2: Breakthrough Skill em Cardcar D, outro em Dragonfly chave e vitória.
G3: Ele setou 5, invoquei o Pike descartando Marksman, ele não ativou nada, depois ele voltou atrás e ativou Torrential Tribute, o rapaz me tirou do sério, depois de meia discussão eu liguei o foda-se e só disse “Tá, tá”. No meio do jogo ele estava com 4 setadas, invocou um Centipede e equipou o Hornet com seu efeito, ativei Overworked. Ele ativou Call of the Haunted e eu fiz uma cara de tristeza, ele sorriu, repetiu a jogada equipando Hornet e ativei outra Overworked, eu tinha uma Breakthrough Skill setada e um Torrential, venci logo em seguida.

7-2

Terminei na 19ª colocação, portanto o YCS acabou logo alí para mim, o jeito seria ir no domingo para realizar trocas e me divertir um pouco mais com o evento.

So close

Eu sei que o carinha de Inzektor não fez por mal em olhar o deck ativando a Duality, porém o fato dele ter visto a carta que não compraria e tê-la embaralhado me causou revolta e chamei o juíz para tentar resolver, nenhuma pena foi aplicada e acabei perdendo o jogo, por outro erro da arbitragem fui prejudicado e quase saí num prejuízo maior, como foi contra o Gravekeeper.

Joguei realmente mal grande parte do campeonato, dei brecha contra o Gravekeeper, perdi um game e, consequentente a Match contra o Bujin (que me proporcionou um desempate horrível), poderia perder facilmente para um Cowboy ou um monstro de 1700+ de ATK para o Evilswarm, mas ainda sim fiquei no quase. Fica como experiência para os próximos torneios.

Dia 2

Estava realmente chateado por não ter conseguido o top, foi realmente por pouco, mas assumo toda a culpa por falhar, arrisquei demais e este é o preço para quem abusa da sorte enquanto precisa ter calma e optar sempre pelo caminho seguro.

Ameacei jogar o 3 vs 3, depois queria jogar o Regional, mas fiquei trocando, fechei meus Noble Knights, meu Mermail Full Foil (terei uma semana para curtir, já que a lista sai em menos de 10 dias) e lá pelas tantas resolvi jogar o Win-A-Mat por não precisar preencher decklist (sim, a maior dificuldade que enfrentei no domingo foi a preguiça causada pelo fracasso do dia anterior.

O Ivan chegou ao meu lado e já disse que a final seria entre eu e um rapaz chamado Guilherme, do Rio de Janeiro, O Astro estava certo haha a final salvou meu dia e ocorreu da seguinte maneira:

G1: Ele setou 5, baixei um Pike, adicionei algo e fui batendo com ele por uns 4 turnos seguidos e ele começou a setar os monstros, um Plaguespreader, depois outro Plaguespreader, ganhei dois turnos depois.
G2: Ele abriu com Lyla tombando Malicious, invoquei Atlantean Dragoons, destruí a Lyla e setei duas Sphere, o imprevisível aconteceu e ele não retirou as Veilers do Main deck, tomei uma Black Rose Dragon com uma na mão, aguentei uns turnos, mas não foi o suficiente.
G3: Este foi o momento mais épico do jogo, se fosse uma final maior com certeza seria tipo ganhar de Exodia do Kaiba no desenho haha comecei com um Pike descartando um Leed, tomei Veiler, bati e passei, ele atacou Pike com Lyla dando 100 de dano, em seu próximo turno ele atacou uma Linde dando 200 de dano e na minha vez fiz uma jogada e encerrei somente com Dracossack em campo. Ele começou o turno dando um D.D. Crow seco em meu Leed, invocou um Dark Armed Dragon e ativou Call of the Haunted designando Zombie Master como alvo, dei Maxx “C” em resposta, ele disse “Vou fazer o YOLO, porque senão a gente vai ficar aqui a tarde inteira aqui”. Ele invocou um Zombie Master, fez um Lavalval Chain, usou efeito do Destiny Hero – Malicious e Plaguespreader Zombie, etc etc, só sei que o campo final dele era: Crimson Blader, Scrap Dragon, Lavalval Chain e Dark Armed Dragon, no meu campo havia apenas um Mecha Phantom Beast Dracossack, agora sem nenhum Token ao seu lado. Se ele me atacassecom tudo eu ficaria com 100 de vida [200 (2800 do Crimson – 2600 do Dracossack) + 2800 (Scrap) + 1800 (Lavalval) + 2800 do (DAD) = 7600] contra meus 7700 de vida (ele marcou que eu tinha 7300, mas eu não sou trouxa), e então resolveu fazer o efeito do Plaguespreader Zombie ficando com nada na mão. Já havia comprado mais de 10 cartas pelo efeito do Maxx, mas nenhuma me salvaria a vida. Eis que no Special Summon do Plague eu compro ELE, o terror supremo, o sanguinário, o cruel ganhador de playmats: Ghostrick Jackfrost! Até separei ele do monte de cartas que estava em minha mão para mostrar pra ele. Fui atacado pelo Crimson Blader no meu Dracossack, em seguida ele bateu com o Plague, bateu com o Lavalval e quando atacou com Dark Armed Dragon e tomou o Jackfrost, que ele nem sabia o que fazia, o rapaz ficou arrasado. Em seguida ele bateu no Jack com o Scrap Dragon, sincronizou o Plague com o Scrap e fez um Leo, the Keeper of the Sacred Tree. Em meu turno invoquei Heavy Infantry (fiz uma build diferente para jogar no domingo), com o efeito do Infantry invoquei uma Deep Sea Diva chamando Marksman do Deck, bati no Dark Armed Dragon com o Marks e invoquei o Armored Kappa, ativei seu efeito ganhando 1000 de ATK e destacando Infantry que destruiu o Crimson Blader com seu efeito, no próximo turno bastava baixar toda a minha mão e ativar minha Sphere para fazer Abyssgaios + Dweller e me livrar do Leo, setei uma MST, um Breakthroug Skill e uma Sphere, mas após sacar uma, ativar o efeito do Lavalval Chain deixando um Black Luster Soldier – Envoy of the Beginning no topo do deck ele concedeu. Para não dizer que eu saí de lá sem ganhar nada, ganhei um playmat belezura que ao menos ajudou a pagar a viagem.

Para fechar

É indispensável dizer que o YCS foi um sucesso tanto pela parte da organização, quanto pelo modo que ocorreu o campeonato em si, eu realmente espero que este tipo de evento aconteça de forma mais frequente aqui no país, pois, apesar de pequeno, o público é muito fiel e, sem dúvidas, é uma forma de conquistar novos adeptos por aqui.

Também gostaria de ressaltar o como é bom ver a galera toda reunida mais uma vez, gente de todos os cantos do país, e de outros países também, todos se divertindo, trocando cartas e experiências. Para quem joga e gosta do jogo não tem como não gostar de algo tão bem feito como foi este evento. Parabéns à Konami e a Devir por tudo que eles fizeram por nós, players.

Ah, e parabéns ao primeiro brasileiro com título internacional no jogo, Carlos Henrique (CHSapo)! Também aos amigos Mário e Heitor Paoli por terem ambos vencido os playoffs e garantido suas cópias exclusivíssimas de Number 106: Giant Hand.

Agora é esperar pela lista que sai entre estas duas semanas para saber quais desafios estão por vir e preparar o que estou sentindo ser minha última build de Mermail para o Hotyugioh do dia 30 deste mês, vejo vocês lá! Até a próxima!

Deixe um comentário